quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

é fim de ano, e como todos os outros finais de anos, tô aqui tentando falar algo acerca das reflexões que costumo fazer nessa época.
eu acho que meu ano começaria melhor se não existissem essas músicas natalinas que acabam com o bom humor de qualquer pessoa. juro, não dá. a pessoa tá ali tentando esquecer dos problemas e do nada vem: "então é natal, e o que você fez?", a pessoa tá ali compartilhando os presentes de natal, da ceia e surge a música: "eu pensei que todo mundo fosse filho de papai noel", não tem como não pensar naquelas pessoas que não sabem nem o que é ter uma família, veja lá, um natal em família. mas como eu nasci, cresci e provavelmente morrerei ouvindo as mesmas músicas no natal, só tenho a opção de aceitar que natal, reveillon, enfim, fim de ano, é época de pensar, e pensar muito.
acaba o natal, tá todo mundo sem dinheiro, todo mundo pesando um quilo a mais (isso para os guerreiros), e temos que planejar o que vestir no reveillon, aonde passar o reveillon, com quem estar no reveillon, para quem ligar no reveillon, todas as demais despesas do reveillon, e pior que isso: o que fazer depois do reveillon. ora, pq pior que toda a preocupação com o dia da virada é a preocupação com o próximo ano. o que fazer? em quê ser diferente? ser melhor? o que mudar? quais planos?
é muita coisa para mim. geralmente se começa algo para terminar, e até nisso essa época é diferente, temos que terminar para começar. não tem como começar algo novo sem pensar no que foi feito, sem olhar para o próximo, sem olhar para si e fazer aquela típica avaliação. por isso que, para mim, não importa se entraremos em 2011 ou 2022, todo fim de ano é igual! é a mesma ladaínha: o que eu fiz? que sonho eu realizei? que metas eu cumpri? quem eu ajudei? quais lugares conheci? com quantos amigos eu ainda posso contar? é uma espécie de auto-julgamento. só me sinto mais em paz e à vontade para vestir um vestido (meio) branco quando me lembro que isso acontece com quase todo mundo e também que por mais que todo fim de ano seja igual o novo ano NUNCA é igual... é hora de pensar, é hora de entregar as contas, é hora de começar de novo, de ser diferente, fazer a diferença. EU VOU! e você? me conte uma verdade. você vai?

3 comentários:

Luana Passarinho disse...

Ótimo texto. Me faz rir sempre.

Flores!

Ana Paula Borges Pereira disse...

Adorei teu texto Lua. *_*
Bem verdadeiro, e eh isso mesmo neh?
Eu tmb penso muito nessa epoca, e sei la. To querendo fazer diferente sabe?
E com quantos amigos ainda posso contar?
To tentando descobrir...rs
Bjo! ^^

Mar disse...

Longe de mim fazer trocadilho com a ceia, mas um delicioso texto para se pensar!!! . De saída, abaixo essas músicas de Natal que você citou! Conte com minha assinatura num abaixo-assinado. E para não ficar só por isso, abaixo esse infeliz que consegue pesar um quilo a mais depois das festas!!! Gente, só se essa pessoa começou a comer no Natal e só parou no Ano Novo! Abaixo ela também! Abaixo a generalização do vestido branco ou meio branco! É festa, não é formatura ou outra coisa parecida.
Sabe, Aléxia, pensar no que fez, no que passou, embora não exatamente do seu gosto, acaba acontecendo. Não dá para fugir de alguma reflexão. Por mais que as perguntas sejam ou pareçam iguais, as respostas não serão. E é na diferenças das respostas que está o porquê da repetição das perguntas.
No fundo, dependendo da pessoa, do lugar, da música que vai tocar na passagem do ano, eu não vou... Já fui.
Beijo carinhoso
Lello